REGIÃO

PELO ALENTEJO. PELA TRADIÇÃO. PELO VINHO.

UMA VIAGEM SEM FIM

Há algo de profundamente retemperador e libertador na paisagem alentejana, no espaço sem fim, na imensidão das planícies ondulantes, no céu amplo e de um azul imaculado, no horizonte infinito… e nas gentes, no povo tranquilo e orgulhoso do Alentejo. A paisagem discorre suave por entre a vinha e os campos de cereais, pintada ora de um verde intenso no final do Inverno, ora cor de palha no final da Primavera, ora ocre no braseiro dos meses de Verão. O semblante inconfundível dos sobreiros e azinheiras marca a linha do horizonte, traços de identidade da região que ocupa mais de um terço da área do território continental.

O Monte da Capela está situado no concelho de Serpa, mais propriamente em Pias, localidade histórica e longamente afamada pela produção de vinhos de reconhecida qualidade. O próprio brasão da freguesia de Pias contém dois cachos de uvas que simbolizam as actividades ligadas à produção vinícola na região. Pias está situada na margem esquerda do rio Guadiana a meio caminho entre Serpa e Moura e a 25km da barragem do Alqueva.

AUTENTICIDADE

PONTOS DE INTERESSE

Serpa é uma cidade habitada desde tempos remotos e recebeu grandes influências romana e árabe. Foi conquistada aos Mouros em 1166, mas apenas em 1295 foi conquistada definitivamente por D. Dinis que a mandou cercar por um conjunto de muralhas. Pela sua localização perto da fronteira foi palco de inúmeras batalhas, tendo sido por diversas vezes destruída.

Possuindo inúmeros locais merecedores de uma visita na zona de Serpa, destacamos alguns:
• MONUMENTAL: Cerca urbana, Igreja de Santa Maria, Torre do Relógio, Igreja de São Salvador, Palácio Ficalho, Convento de S. Francisco, Aqueduto, Ponte sobre a ribeira do Enxoé, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Torre Sineira de Pias;
• MUSEUS: Museu do Relógio, Museu de Vila Nova de S. Bento, Museu Municipal de Arqueologia, Museu Etnográfico de Serpa, Espaço Museológico e Etnográfico de Pias;
• NATURAL: Parque Natural do Vale do Guadiana, Malpique, Vila Nova de S. Bento.

VISITE-NOS